Help with Search courses

Didáctica de Física IV-2023

FACULDADE DE  

DEPARTAMENTO DE  

REPARTIÇÃO DE  Fisica

GUIA DE ESTUDO DA DISCIPLINA DE  Didactica de Fisica IV

MODALIDADE

ANO

ANO ACADÉMICO

SEMESTRE

Nº DE CRÉDITOS

TOTAL DE HORAS DE ESTUDO 

TUTOR DE ESPECIALIDADE

EaD

 

2023

1

 

 

 

 

OBJECTIVOS GERAIS DA DISCIPLINA˸

 

ü  Identificar métodos de investigação mais adequados para certas investigações no ensino da Física;

ü  Identificar outras formas de organização do processo de ensino-aprendizagem, visando tornar este mais interessante e investigativo;

ü  Procurar soluções simples e locais às dificuldades no processo de ensino, como por exemplo, a aplicação de meios do quotidiano, para a realização de experiências simples.

ORIENTAÇÕES INICIAIS

Caros estudantes, sejam bem-vindos à disciplina de Didáctica de Física IV.

Ao longo desta disciplina, serão abordados temas bastante interessantes e muito relevantes na sua formação profissional, como professor de Física, em particular, assim como pesquisador em Educação em Ciências.

Essas abordagens proporcionarão uma cada vez melhor e maior compreensão da natureza e funcionamento das Ciências, no geral, e da Física, em particular.

Dada a importância desses temas nesta sua formação como professor de Física, recomenda-se que visite regularmente a plataforma, onde irá encontrar vários recursos, como textos complementares, links, vídeos, filmes e outros.

Por outro lado, é importante ainda que se envolva em grupos de estudo, onde poderá interagir com seus colegas, partilhando percepções sobre os diversos temas que serão propostos, pois é na interacção com os outros que o indivíduo aprende.

 

 Apresentação do material a ser utilizado no estudo da disciplina

ü    Brochuras produzidas pelos próprios estudantes

ü  Publicações na Internet

ü  Tics.

.

METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A metodologia de trabalho consistirá, essencialmente, em apresentação introdutória de temas, feita em lições-texto, seguidas de recomendação e indicação de artigos científicos, para proporcionar aprofundamento dos temas, e apresentaão de actividades e exercícios de auto-avaliação, que privilegiam e estimulam a autonomia na sua aprendizagem.

 

PERCURSO

Apresentação da proposta do programa de actividades semanais[1]

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

ü  Produção das brochuras;

ü  Apresentação e Defesa do tema na sala de aulas; mini-projecto de pesquisa;

ü  Participação activa nos debates;

ü  Elaboração do mini-projecto de pesquisa;

 

 

           

 

 

 

 

 

Programa de Actividades Semanais

 

Mês

Semana & data

Conteúdo

Objectivos de aprendizagem

Actividades e exercícios a desenvolver na Plataforma[2]

Actividades e exercícios do módulo e outros materiais[3]

Práticas[4] Laboratoriais

Recursos[5] para o estudo do conteúdo

Fevereiro

18 - 19

-  Acesso ao AVA pelos estudantes e apreciação do Guia de Estudo da Disciplina e material alocado

-  Fórum introdutório de orientações Gerais: Apresentação do tutor-estudante, definição de formas de comunicação tutor- estudante e   

    grupos de estudo, etc.

1ª Semana

20 – 26

 

 

 

 

 

 

Março

2ª Semana

27/02 - 5/03

 

 

 

 

 

 

3ª Semana

6 - 12

 

 

 

 

 

 

4ª Semana

13 - 19

 

 

 

 

 

 

5ª Semana

20 – 26

 

 

 

 

 

 

Abril

6ª Semana

27/03 – 2/04

 

 

 

 

 

 

7ª Semana

3 – 9

- Semana reservada a 1ª avaliação de contacto online. (50% das Disciplinas do Curso) 

-  Tutorias online

8ª Semana

10 - 16

- Semana reservada a 1ª avaliação de contacto online. (50% das Disciplinas do Curso)

- Tutorias online

9ª Semana

17 – 23

 

 

 

 

 

 

 

10ª Semana

24 – 30

 

 

 

 

 

 

Maio

11ª Semana

1 – 7

 

 

 

 

 

 

12ª Semana

8 - 14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13ª Semana

15 – 21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14ª Semana

22 – 28

- Semana reservada a 2ª avaliação de contacto online. (50% das Disciplinas do Curso)

- Tutorias online

Junho

15ª Semana

29/05 – 4/06

- Semana reservada a 2ª avaliação de contacto online. (50% das Disciplinas do Curso)

- Tutorias online

16ª Semana

5 - 11

- Lançamento dos resultados de frequência;

 

12 - 17

- Preparação para os Exames

18 - 19

- Realização de Exames Normais Presenciais

Julho

8 - 9

- Realização de Exames Recorrência Presenciais

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação da Aprendizagem: Formas, Número, Horas de Estudo, Classificação e Peso

Exemplo:

 

Formas de avaliação

Número

Horas de Estudo

Classificação

Peso (%)

1

Forum

4

Independente

20

20%

2

Questionário online

1

Independente

20

10%

3

Trabalho de grupo/Ensaio

1

Independente

20

10%

4

Teste Escrito online

2

Contacto

2x20

60%

5

Exame

1,1(Normal/Recorrência)

Contacto

20

(definida no SIGEUL)

 

Bibliografia:

1.       ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto, Porto Editora, 1996.

2.      ARENDS, Richard I. Aprender a ensinar. Lisboa, editora McGraw Hill, 1993. 

3.      BARBIER, Jean-Marie. Avaliação em Formação. Porto, Edições Afrontamento, 1985.

4.      BERNARDINO L. J., Aprender e Ensinar Física, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Braga, 2004;

5.      NOVAK, J., D. GOWIN D. B. Aprender a aprender, Plátano Editora, Lisboa, 1996;

6.      VALADARES, J., GRAÇA, M. Avaliando para melhorar a aprendizagem, Plátano Editora, Lisboa, 1998;

 

 

Fevereiro de 2023

 

O Tutor

_____________________________                    

 



[1] Preencha tendo como base o esquema do programa de actividades apresentado neste modelo

 

[2]Actividades de contacto: Fórum, Tarefas, Questionários, Lição, Wikis, Google documento,Vídeo aulas via google meet/Zoom/Bigblue Button.

[3]Actividades de Estudo independente: Lições no módulo, leituras e sínteses/ resumos  de materiais, pesquisas na internet, ensaios, grupos de trabalho,etc.

[4]Preenche-se no caso em que o tutor tenha a previsão de realização de uma determinada prática laboratorial.

[5] Espaço reservado a indicações bibliográficas, sítios de internet, links para materiais áudio visuais a ser usados para o estudo da lição/unidade da semana.

 


Teacher: Eduardo Rayce