Didáctica de Física IV-2023
|
FACULDADE DE
DEPARTAMENTO DE
REPARTIÇÃO DE Fisica
GUIA DE ESTUDO DA DISCIPLINA DE Didactica de Fisica IV
MODALIDADE |
ANO |
ANO ACADÉMICO |
SEMESTRE |
Nº DE CRÉDITOS |
TOTAL DE HORAS DE ESTUDO |
TUTOR DE ESPECIALIDADE |
EaD |
|
2023 |
1 |
|
|
|
OBJECTIVOS GERAIS DA DISCIPLINA˸
ü Identificar métodos de investigação mais adequados para certas investigações no ensino da Física;
ü Identificar outras formas de organização do processo de ensino-aprendizagem, visando tornar este mais interessante e investigativo;
ü Procurar soluções simples e locais às dificuldades no processo de ensino, como por exemplo, a aplicação de meios do quotidiano, para a realização de experiências simples.
ORIENTAÇÕES INICIAIS Caros estudantes, sejam bem-vindos à disciplina de Didáctica de Física IV. Ao longo desta disciplina, serão abordados temas bastante interessantes e muito relevantes na sua formação profissional, como professor de Física, em particular, assim como pesquisador em Educação em Ciências. Essas abordagens proporcionarão uma cada vez melhor e maior compreensão da natureza e funcionamento das Ciências, no geral, e da Física, em particular. Dada a importância desses temas nesta sua formação como professor de Física, recomenda-se que visite regularmente a plataforma, onde irá encontrar vários recursos, como textos complementares, links, vídeos, filmes e outros. Por outro lado, é importante ainda que se envolva em grupos de estudo, onde poderá interagir com seus colegas, partilhando percepções sobre os diversos temas que serão propostos, pois é na interacção com os outros que o indivíduo aprende.
|
Apresentação do material a ser utilizado no estudo da disciplina ü Brochuras produzidas pelos próprios estudantes ü Publicações na Internet ü Tics. . |
METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM A metodologia de trabalho consistirá, essencialmente, em apresentação introdutória de temas, feita em lições-texto, seguidas de recomendação e indicação de artigos científicos, para proporcionar aprofundamento dos temas, e apresentaão de actividades e exercícios de auto-avaliação, que privilegiam e estimulam a autonomia na sua aprendizagem.
|
PERCURSO Apresentação da proposta do programa de actividades semanais[1] |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ü Produção das brochuras; ü Apresentação e Defesa do tema na sala de aulas; mini-projecto de pesquisa; ü Participação activa nos debates; ü Elaboração do mini-projecto de pesquisa; |
Programa de Actividades Semanais
Mês |
Semana & data |
Conteúdo |
Objectivos de aprendizagem |
Actividades e exercícios a desenvolver na Plataforma[2] |
Actividades e exercícios do módulo e outros materiais[3] |
Práticas[4] Laboratoriais |
Recursos[5] para o estudo do conteúdo |
|
Fevereiro |
18 - 19 |
- Acesso ao AVA pelos estudantes e apreciação do Guia de Estudo da Disciplina e material alocado - Fórum introdutório de orientações Gerais: Apresentação do tutor-estudante, definição de formas de comunicação tutor- estudante e grupos de estudo, etc. |
||||||
1ª Semana 20 – 26 |
|
|
|
|
|
|
||
Março |
2ª Semana 27/02 - 5/03 |
|
|
|
|
|
|
|
3ª Semana 6 - 12 |
|
|
|
|
|
|
||
4ª Semana 13 - 19 |
|
|
|
|
|
|
||
5ª Semana 20 – 26 |
|
|
|
|
|
|
||
Abril |
6ª Semana 27/03 – 2/04 |
|
|
|
|
|
|
|
7ª Semana 3 – 9 |
- Semana reservada a 1ª avaliação de contacto online. (50% das Disciplinas do Curso) - Tutorias online |
|||||||
8ª Semana 10 - 16 |
- Semana reservada a 1ª avaliação de contacto online. (50% das Disciplinas do Curso) - Tutorias online |
|||||||
9ª Semana 17 – 23 |
|
|
|
|
|
|
||
10ª Semana 24 – 30 |
|
|
|
|
|
|
||
Maio |
11ª Semana 1 – 7 |
|
|
|
|
|
|
|
12ª Semana 8 - 14 |
|
|
|
|
|
|
||
13ª Semana 15 – 21 |
|
|
|
|
|
|
||
14ª Semana 22 – 28 |
- Semana reservada a 2ª avaliação de contacto online. (50% das Disciplinas do Curso) - Tutorias online |
|||||||
Junho |
15ª Semana 29/05 – 4/06 |
- Semana reservada a 2ª avaliação de contacto online. (50% das Disciplinas do Curso) - Tutorias online |
||||||
16ª Semana 5 - 11 |
- Lançamento dos resultados de frequência;
|
|||||||
12 - 17 |
- Preparação para os Exames |
|||||||
18 - 19 |
- Realização de Exames Normais Presenciais |
|||||||
Julho |
8 - 9 |
- Realização de Exames Recorrência Presenciais
|
||||||
Avaliação da Aprendizagem: Formas, Número, Horas de Estudo, Classificação e Peso
Exemplo:
|
Formas de avaliação |
Número |
Horas de Estudo |
Classificação |
Peso (%) |
1 |
Forum |
4 |
Independente |
20 |
20% |
2 |
Questionário online |
1 |
Independente |
20 |
10% |
3 |
Trabalho de grupo/Ensaio |
1 |
Independente |
20 |
10% |
4 |
Teste Escrito online |
2 |
Contacto |
2x20 |
60% |
5 |
Exame |
1,1(Normal/Recorrência) |
Contacto |
20 |
(definida no SIGEUL) |
1. ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto, Porto Editora, 1996.
2. ARENDS, Richard I. Aprender a ensinar. Lisboa, editora McGraw Hill, 1993.
3. BARBIER, Jean-Marie. Avaliação em Formação. Porto, Edições Afrontamento, 1985.
4. BERNARDINO L. J., Aprender e Ensinar Física, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Braga, 2004;
5. NOVAK, J., D. GOWIN D. B. Aprender a aprender, Plátano Editora, Lisboa, 1996;
6. VALADARES, J., GRAÇA, M. Avaliando para melhorar a aprendizagem, Plátano Editora, Lisboa, 1998;
Fevereiro de 2023
O Tutor _____________________________ |
[1] Preencha tendo como base o esquema do programa de actividades apresentado neste modelo
[2]Actividades de contacto: Fórum, Tarefas, Questionários, Lição, Wikis, Google documento,Vídeo aulas via google meet/Zoom/Bigblue Button.
[3]Actividades de Estudo independente: Lições no módulo, leituras e sínteses/ resumos de materiais, pesquisas na internet, ensaios, grupos de trabalho,etc.
[4]Preenche-se no caso em que o tutor tenha a previsão de realização de uma determinada prática laboratorial.
[5] Espaço reservado a indicações bibliográficas, sítios de internet, links para materiais áudio visuais a ser usados para o estudo da lição/unidade da semana.